Vaga de calor intenso esperada no sul de Moçambique

Maputo, Moçambique (PANA) – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) de Moçambique alertou da ocorrência de uma vaga de calor intenso, até sábado, na região sul do país, com temperaturas máximas a variarem entre 36 e 41 graus centígrados.

Uma nota do INAM chegada à agência moçambicana de notícias (AIM) explica que, ao entardecer de sábado, 24, espera-se uma mudança do estado do tempo naquela região, caraterizada por queda de aguaceiros e granizo, acompanhados de trovoadas severas e ventos com rajadas até 70 quilómetros por hora.

O mau tempo vai afetar os distritos de Matutuíne, Boane, Moamba, Magude, Namaacha, Marracuene, Manhiça, na província de Maputo, ao passo que, em Gaza, serão afetados os distritos de Massangena, Chicualacuala, Chigubo, Massingir, Mabalane, Guijá, Chigubo, Chókwè, Bilene, Mandlakazi e a cidade de Xai-Xai.

Em Inhambane, serão afetados os distritos de Mabote, Funhalouro e Panda.

A persistência do vale depressionário sobre a região central da África Austral continua a favorecer o fluxo de massas de ar muito quente, condicionando o estado do tempo em Moçambique.

Assim, recomenda-se a tomada de medidas de precaução e segurança, face ao risco associado às elevadas temperaturas e alto teor de humidade.

-0- PANA IZ 23dez2016

23 Dezembro 2016 14:47:10


xhtml CSS