Universitários francófonos reunidos no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – Um colóquio internacional da Francofonia decorre desde quarta-feira em Brazzaville no quadro das festividades do 50º aniversário da Agência Universitária da Francofonia (AUF), constatou a PANA no local.

A reunião, que decorre sob o lema « Universidade, Cidadania e Desempenho, Como Reforçar o Laço Social », reúne mais de 200 personalidades académicas e científicas e deverá permitir  balancear as atividades da AUF, traçar e abrir perspetivas novas.

Durante a cerimónia de abertura, o reitor da AUF, Bernard Cerquigline, convidou os participantes a mais solidariedade.

« Para avançar, as nossas universidades devem inovar, na convergência, participar mais no desenvolvimento dos nossos países, contribuir para a formação dos quadros, de profissionais e de responsáveis generosos eficazes. Devemos participar todos, desempenhando o nosso papel na transformação da sociedade e na mudança de mentalidades », acrescentou.

Por seu turno, o ministro congolês do Ensino Superior, Ange Antoine Abena, indicou que a AUF contribuiu muito para a emergência do ensino superior no Congo, nomeadamente com a realização de três projetos de cooperação científica interuniversitárias, de dois pólos de excelência regional, dum campus digital, missões de ensino.

« Estas diferentes ações permitiram instaurar uma plataforma de formação científica e tecnológica eficaz, necessária ao desenvolvimento frutuoso do nosso país », considerou.

A AUF,  uma das maiores associações de estabelecimntos de ensino superior e de pesquisa no mundo, reúne cerca de 774 instituições de ensino superior e de pesquisa divididas em 91 países.

Ela tem por incumbência contribuir para a construção e consolidação dum espaço científico em francês, favorecendo a cooperação científica, formando futuros atores do desenvolvimento, apoiando a pesquisa e a excelência e partilhando a perícia.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 07julho2011

07 Julho 2011 17:50:24




xhtml CSS