Universidade do Botswana explora colaboração com Finlândia

Gaberone, Botswana (PANA) - A Universidade do Botswana (UB) tem estado a estudar a possibilidade de colaborar com a Finlândia depois de representantes deste  "Governo amigo" terem visitado, no mês passado, a mais antiga instituição do ensino superior do Botswana.

O Vice-reitor adjunto para os  Assuntos Acadêmicos da UB, professor Otlogetswe Totolo, declarou quarta-feira que a UB continua à procura de oportunidades de "intercambio e colaboração" com outras universidades para uma "fertilização cruzada das ideias e dos  programas internacionalizados".

O professor Totolo disse à delegação da Finlândia, liderada por Matti Anttonen, secretário de Estado finlandês dos Negócios Estrangeiros, que ele estava ansioso em colaborar mais particularmente no domínio da saúde.

Segundo ele, os responsáveis  finlandeses indicaram  ser essencial para um país ter uma Faculdade de Medicina, e manifestaram o seu  interesse por apoiar os esforços do Botswana de ter uma escola  médica dinâmica.

A UB tem uma Faculdade de Medicina  recém-criada mas com falta de professores, embora  o instituto tenha pessoal altamente qualificado, indicou-se.

"A Universidade continua a internalização do seu pessoal  e dos estudantes. Ela conta   atualmente com um complemento de pessoal altamente qualificado com 87 porcento deles  como professores agregados e professores titulares", declarou  Totolo.

Apesar das dificuldades, a Faculdade de Medicina da Universidade do  Botswana fez várias realizaçôes, incluindo a graduação dos primeiros estudantes em Medicina formados localmente, em 2014.

-0- PANA DRW/VAO/MTA/BEH/DIM/IZ 12março2015

12 Março 2015 15:33:49


xhtml CSS