União Europeia saúda acção do Mecanismo Africano de Avaliação

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A União Europeia considerou a acção do Mecanismo Africano de Avaliação Paritária (MAAP) um sucesso notável, pelo facto de num total de 29 países nove terem sido alvo de avaliação e os diálogos nacionais oferecerem a todas as partes importantes possibilidades para debater políticas governamentais.
Num comunicado entregue à imprensa quarta-feira em Bruxelas, por ocasião da abertura em Addis Abeba da Cimeira do Fórum do MAAP, a União Europeia sublinhou que os debates nacionais e a elaboração dos programas de acção constituem um processo de governação interna "muito positivo" e que a aposta actual será a execução de programas de acção.
A União Europeia prestou homenagem ao painel cessante pela qualidade das suas avaliações, indicando que a composição deste painel representa a diversidade do continente africano e das sub-regiões.
Ela exprime a esperança de que o novo painel que será constituído prosseguirá a sua acção com a mesma dinâmica, tendo em conta a importância que os chefes de Estado e de Governo dedicam a este processo "inovador" que abrange todo o continente.
Para a UE, o novo painel deverá manter "a credibilidade, a integridade e a diversidade", que são os principais traços que caracterizam o MAAP.
O comunicado lembra que o MAAP é uma acção prioritária da parceria estratégica África-UE nos domínios da governação democrática e dos direitos humanos, com o objectivo de instaurar em África uma estrutura de governação sólida, objectivo ao qual a UE permanece firmemente ligada.

29 Janeiro 2009 10:15:00




xhtml CSS