União Europeia prorroga mandatos de seis representantes especiais

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Conselho da União Europeia (UE) anunciou a prorrogação dos mandatos de seis representantes especiais da UE dos quais dois em África.

No seu anúncio, cuja cópia foi transmitida à PANA, o Conselho revela que o mandato de Alexander Dondos, enquanto representante especial para o Corno de África é prorrogado por 20 meses até 29 de fevereiro de 2020.

Rondos foi nomeado para o Corno de África a 1 de janeiro de 2012.

O mandato de Angel Losada Fernandez, representante especial para o Sahel, foi prorrogado por mais 20 meses até 29 de fevereiro de 2020. Ele foi nomeado representante especial a 1 de novembro de 2015.

Os outros mandatos prorrogados são os de Lars Gunnar Wigermark (Bósnia Herzegovina), Peter Burian (Ásia Central), Nataliya Apostolova (Kosovo) e Toivo Klarr para a Cáucaso do Sul e a crise na Georgia.

Os representantes especiais da União Europeia defendem as políticas e os interesses desta organização nalgumas regiões e países, bem como as questões de interesse particular para UE.

Desempenham um papel ativo nos esforços para consolidar a paz, a estabilidade e o respeito pelo Estado de direito. Os primeiros representantes especiais da UE foram nomeados em 1996.

Atualmente, oito representantes especiais apoiam um trabalho da alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini.

-0- PANA AR/MA/FJG/IS/IBA/MAR/IZ 04julho2018

03 Julho 2018 21:10:47


xhtml CSS