Agência Panafricana de Notícias

União Europeia preocupada com situação na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - A alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mongherini, qualificou a situação na Líbia de "fonte de preocupações comuns" à Europa, aos países da África do Norte e a toda a região, sublinhando a necessidade de mobilizar todos os esforços para fazer face ao terrorismo.

"A questão é determinar os meios multiformes de apoio para acompanhar o Governo de União Nacional que sairá do diálogo nacional em curso", disse, insistindo na necessidade de utilizar todos os meios, incluindo os oferecidos pela política de defesa e segurança europeia.

Mongherini, que falava durante a Cimeira Europeia de Bruxelas encerrada no fim de semana, precisou contudo não haver planos de uma intervenção militar europeia ou estrangeira na Líbia.

Ela indicou que vai analisar com os dirigentes europeus a maneira como responder ao ataque contra o Museu do Bardo, em Túnis, que fez vários mortos de nacionalidade europeia. "Este ataque visou também a Europa e não podemos ficar sem reagir", frisou.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/IZ 23março2015