Agência Panafricana de Notícias

União Europeia e União Africana analisam segurança em África

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Uma reunião conjunta do Comité Político e de Segurança da União Europeia (UE) e do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) iniciou-se esta quinta-feira na capital belga, Bruxelas, para examinar a situação de segurança em África.

Segundo um comunicado do Conselho dos Estados-membros, o encontro vai também avaliar os resultados da ajuda financeira concedida pela UE às diferentes missões militares da UA.

Vai ainda abordar a situação de segurança na Nigéria após o rapto gigante de mais de 200 alunas pela seita islamita Boko Haram, no Estado de Borno, no nordeste do país.

Quase um mês após o rapto destas raparigas, o Exército ainda não conseguiu localizar o local onde o grupo terrorista detém as alunas.

A situação de segurança na República Centroafricana (RCA) onde as tropas da UE (800 homens) estão desdobradas há mais de um mês deve ser igualmente debatida, bem como a operação naval europeia Altanta contra os piratas no Oceano Índico ao largo da Somália.

Os trabalhos da reunião conjunta de segurança UE-UA são dirigidos pelos presidentes do Comité da UE para a Política e Segurança, Walter Stevens, e pela presidente em exercício do Conselho de Paz e Segurança da UA, Naimi S.H Aziz, indica o comunicado.

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 15maio2014