União Europeia apoia com 4,5 milhões de euros produtores agrícolas no Congo

Brazzaville, Congo (PANA)   - A União Europeia (UE) disponibilizará quatro milhões e 500 mil euros para financiar um projeto de apoio aos pequenos produtores de feijão no departamento de Bouenza, no sul do Congo, anunciou um comunicado oficial quinta-feira em Brazzaville.

Este projeto lançado terça-feira última em Madingou, a capital deste departamento, situado a quase 300 quilómetros a sudoeste da cidade capital, Brazzaville, contribuirá para a redinamização da produção agrícola a ser executado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Governo congolês.

O seu objetivo é promover o acesso dos produtores de feijão ao mercado com vista a uma melhor organização dos profissionais, atores do setor de feijão bem como uma melhoria da quantidade, qualidade e competitividade dos produtos.

« A primeira fase deste projeto visa 200 pequenos produtores de feijão estruturados em 20 agrupamentos agrícolas repartidos nos distritos de Boko Songho e de Loudima no departamento de Bouenza para uma produção esperada de mil e 600 toneladas de feijão em três anos », indicou o representante adjunto do PAM, Koffi Akakpo, durante a apresentação do empreendimento.

O PAM compromete-se a comprar 30 porcento da produção (480 toneladas) que sair a favor do programa de alimentação escolar para abastecer suas cantinas escolares, de que são beneficiários 18 mil alunos do departamento de Bouenza.

Os 70 porcento restantes desta produção serão comercializados no mercado nacional que importa atualmente 32 mil toneladas para cobrir a forte procura de feijão.

Segundo estatísticas oficiais, o Congo importa quase 70 porcento das suas necessidades alimentares devido ao fraco desenvolvimento do setor agrícola.

-0- PANA MB/TBM/FK/DD 16set2016

16 september 2016 09:31:48


xhtml CSS