União Europeia apoia Sudão Sul na melhoria da segurança aérea

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu enviar uma missão técnica ao  Sudão Sul para trabalhos que visam melhorar a segurança no aeroporo de Juba, a capital deste país, soube-se de fonte oficial.

Com o envio desta missão batizada "EUAVSEC-South Sudan", a UE entende ajudar o Sudão Sul, independente desde julho de 2011, a tornar-se num "Estado viável, estável e próspero", indica um comunicado dos serviços da Comissão Europeia transmitido quinta-feira à imprensa em Bruxelas.

País encravado, o Sudão Sul é fortemente dependente do tráfego aéreo, indica o comunicado, sublinhando que a melhoria da segurança aeroportuária permitirá aumentar o fluxo de passageiros e de mercadorias, bem como dinamizar o comércio.

O mandato da EUAVSEC-South Sudan consistirá em assegurar a formação e o enquadramento dos serviços de segurança, dar conselhos e assistência em matéria de segurança aérea e ajudar na coordenação das atividades relativas à segurança.

A União Europeia concedeu 12 milhões e 500 mil euros à disposição desta missão baseada em Juba, devendo começar as suas atividades em setembro de 2012 para uma duração de 19 meses com um quadro de pessoal de 64 membros.

-0- PANA AK/SSB/IBA/MAR/IZ 22junho2012

22 Junho 2012 13:27:15




xhtml CSS