União Africana saúda contributo alemão para luta contra açambarcamento de terras em África

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) felicitou a Alemanha pela assistência dada às universidades dos países africanos para as ajudar a desenvolverem pesquisas sobre a utilização e gestão eficazes das terras.

A capacidade de pesquisa sobre a política de gestão das terras é crucial para evitar aos países darem terras gratuitamente a investidores determinados a comprar, com dinheiro vivo, enormes extensões de terra, sub-aproveitadas em África, o que se chama "açambarcamento das terras", disse a comissário da UA para a Agricultura, Rhoda Tumusiime.

Durante uma conferência sobre o Fundiário organizada quarta-feira última em Addis Abeba, na E tiópiaAcrescentou que a ajuda alemã às universidades e  institutos de pesquisa é essencial para os esforços desdobrados pela UA com vista a uma gestão eficaz das terras e o consequente desenvolvimento das economias locais.

«Um acesso melhorado à terra é essencial para resolver problemas da agricultura com que África está confrontada. Esforços sustentados se impõem para fazer face a estes problemas. A ajuda alemã é vital neste sentido porque a questão das terras exige muitas informações para se consolidar parcerias », considerou Tumusiime.

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) sublinha que enormes recursos mineiros em África atraem investidores no setor mineiro que os levam a precisarem mais espaços para a agricultura em África.

-0- PANA AO/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 14nov2014

14 Novembro 2014 00:03:00




xhtml CSS