Agência Panafricana de Notícias

União Africana defende aceleração do processo de paz rápido na Somália

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – O Grupo dos Sábios da União Africana (UA) saudou quarta-feira os progressos registados no terreno pela Missão da UA na Somália (AMISOM) e pelas forças do Governo Federal de Transição (GFT), defendendo maior rapidez no processo de paz.

Num comunicado divulgado no termo da sua reunião de dois dias em Zanzibar, na Tanzânia, o grupo homenageou os países fornecedores de tropas, nomeadamente o Uganda e o Burundi pelo seu compromisso indefetível à causa da paz na Somália e pelos sacrifícios consentidos.

Presidida pelo antigo secretário-geral da Organização de Unidade Africana (OUA), o Tanzaniano Salim Ahmed Salim, a reunião felicitou os países-membros da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) e a Comissão da UA pelos esforços para reforçar a AMISOM pela reafetação preconizada das tropas quenianas que levam atualmente a cabo operações conjuntas com as forças do GFT no sul da Somália.

O grupo sublinhou a necessidade de se acelerar a implementação do processo político e exortou as partes somalís a honrarem totalmente os compromissos assumidos, para terminar, até agosto de 2012, as tarefas de transição pendentes.

Enquanto isso, o Grupo pediu à Comissão da UA e à IGAD fazer o seu possível para facilitar a implementação dos acordos concluídos entre as somalís.

Por outro lado, o grupo reiterou a responsabilidade da comunidade internacional para com o povo somalí.

"Infelizmente, o seu destino continua a ser uma prioridade na agenda internacional", lamenta o Grupo dos Sábios da UA, exortando a ONU a assumir plenamente as responsabilidades que lhe incumbem quanto à manutenção da paz e da segurança internacionais.

Salim presidiu à sessão em nome do presidente do grupo e antigo Presidente argelino, Ahmed Ben Bella, impedido.

O encontro decorreu na presença dos representantes da Comunidade da África Oriental (EAC), da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da IGAD e da Comunidade de Desenvolvimento da África austral (SADC).

-0- PANA AR/BOS/ASA/AAS/SOC/CJB/IZ 08dez2011