União Africana cria novo sistema financeiro

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A Comissão da União Africana (UA) obteve o acordo dos seus Estados-membros para criar novas normas contabilísticas internacionais para o setor público  (Normas IPSAS), suscetíveis de melhorar a sua gestão financeira e orçamental, soube a PANA quarta-feira em Addis Abeba junto da organização pan-africana.

Numa resolução adotada terça-feira no termo da sua 25ª sessão, o Comité dos Representantes Permanentes (COREP) deu o seu acordo para a adoção do novo sistema financeiro, pedindo ao mesmo tempo à presidente da Comissão da UA (CUA), NKosazana Dlamini-Zuma, para mobilizar os recursos necessários para a sua implementação.

Segundo a CUA, as novas normas contabilísticas deverão permitir apoiar a governação da organização, reforçar a coerência, melhorar a contabilidade, consolidar a credibilidade dos mapas financeiros e garantir uma melhor gestão dos bens comunitários.

Vários parceiros da União Africana já manifestaram a sua disponibilidade para apoiar este novo empreendimento.

Já confrontada com o não pagamento das contribuições dos seus Estados-membros, a UA é muitas vezes criticada pelo desperdício dos seus recursos financeiros.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/DD   23jan2013

23 Janeiro 2013 14:43:04


xhtml CSS