União Africana adia adoção de orçamento de 2012

Malabo, Guiné Equatorial (PANA) – Contrariamente  às previsões iniciais, a 17ª cimeira da União Africana (UA) que encerra esta sexta-feira em Malabo deverá adiar a adoção do orçamento da organização de 2012 para uma data ulterior, apurou a PANA de fonte autorizada na capital equato-guineense.

A adoção deste documento devia ter lugar durante esta cimeira de Malabo, segundo o seu projeto de agenda inicial, mas o Conselho Executivo da UA sugeriu o seu adiamento para a posterioridade com base numa proposta do Comité de Representantes Permanentes (COREP).

De acordo com a fonte, a decisão do Conselho Executivo, órgão que agrupa os ministros africanos dos Negócios Estrangeiros, fundou-se na insuficiência de tempo para a análise das propostas  de orçamento devido à submissão tardia dos documentos pela Comissão da UA, entre outras razões.

O Conselho Executivo (CE) terá recomendado igualmente  a revisão do atual regulamento financeiro da organização para introduzir melhorias sobre os prazos e modos de submissão dos documentos relativos às propostas de orçamento.

Devido ao adiamento da discussão do orçamento para o ano fiscal de 2012, o CE solicitou ainda que a Assembleia de chefes de Estado e de Governo em Malabo lhe delegue poderes para adotar o documento durante uma reunião extraordinária agendada para Setembro de 2011.

Por outro lado, a Comissão da UA foi solicitada a criar as condições para passar a submeter  atempadamente os documentos de apoio sobre o orçamento para facilitar a sua discussão pelo COREP através do seu Subcomité  para os Assuntos Administrativos, Orçamentais e Financeiros.

-0- PANA IZ 01julho2011

01 Julho 2011 09:58:06




xhtml CSS