Um bilhão de francos CFA contra endemias na África central

Libreville- Gabão (PANA) -- Os ministros da Saúde dos países da África central adoptaram um orçamento de um bilhão de Francos CFA ($1.
792.
596) para lutar contra as doenças endémicas, soube-se na capital gabonesa.
As doenças cobertas pelo fundo são a Sida, a febre hemorrágica do tipo Ebola, tuberculose, paludismo, tripanosomíase e algumas doenças emergentes.
Uma parte do orçamento vai servir para a investigação e o financiamento do Centro Inter-Estados de Ensino Superior em Saúde Pública da África Central (CIESPAC), baseado em Brazzaville, indicou o ministro congolês da Saúde Pública e da População, Alain Moka, presidente em exercício da OCEAC.
O orçamento será gerido pela Organização de Coordenação para a Luta Contra as Endemias na África Central (OCEAC), uma instituição sub-regional sedeada em Yaoundé (Camarões).
O orçamento procederá das quotizações dos Estados membros, duma ajuda da ONUSIDA, dum banco alemão e de contribuições especiais da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).
Todas estas decisões foram tomadas durante a 33ª reunião dos ministros da Saúde da OCEAC realizada no início do mês corrente em Libreville.

08 Outubro 2003 22:16:00


xhtml CSS