UIT promove mulheres no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, sublinhou quinta-feira a necessidade de envidar esforços acrescidos para permitir às raparigas e às jovens mulheres adquirirem  competências nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Numa mensagem pronunciada durante o lançamento da primeira edição do « Dia das Raparigas e das TIC »,  o responsável da UIT declarou que o apoio concedido a este setor vai permitir lutar contra penúrias de mão-de-obra previstas no setor.

« Com as previsões feitas por vários países relativas a uma penúria de mão-de-obra qualificada nas TIC durante a próxima década, é vital que interessemos as raparigas pelas novas tecnologias e se quisermos manter taxas de crescimento corretas para a indústria em geral », disse Touré.

Ele considerou que, com excelentes oportunidades de empregos e uma boa remuneração, uma carreira nas novas tecnologias representa uma excelente escolha para as raparigas de todos os países do mundo.

« Este novo Dia das Raparigas e TIC vai estimular a participação feminina no setor das TIC », prosseguiu.

Touré indicou que o apoio da UIT à instituição deste Dia e ao lançamento da Rede Mundial das Mulheres nas TIC fazem parte da primeira série de atividades sob o lema « Mulheres e Raparigas nas TIC ».

O Dia das raparigas nas TIC será celebrado anulmente, na quarta quinta-feira de abril para promover a igualdade dos sexos e a responsabilização das mulheres graças à utilização das TIC.

Este dia é o resultado duma resolução adotada durante a Conferência Plenipotenciária da UIT realizada em 2010 em Guadalajara, no México.

Segundo a resolução, a UIT promoteu incorporar a perspetiva do género na execução de todos os seus programas e planos que precedem o nascimento da Rede Mundial das Mulheres nas TIC.

Ela é apoiada pelo Escritório de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT, que, graças à sua Unidade Género, trabalha numa série de estratégias para utilizar as TIC a fim de melhorar a vida das mulheres no mundo.

I-0- PANA AA/BOS/ASA/AAS/SOC/FK/DD 29abril2011



29 Abril 2011 21:21:49




xhtml CSS