Uganda alberga programa africano sobre HIV/Sida

Kampala- Uganda (PANA) -- O Instituto Ugandês de Pesquisa sobre os Vírus (UVRI), sediado em Entebbe, foi escolhido para albergar a sede do Programa para uma Vacina contra a Sida (AAVP) após um renhido concurso entre oito instituições candidatas de sete países africanos.
"Vários candidatos submeteram processos convincentes e a decisão não foi fácil a tomar.
Mas achou-se, após um exame pormenorizado, que o Uganda respondia ligeiramente melhor aos critérios de selecção", declarou o co-presidente do Comité Director do AAVP, Alash'le Abimiku.
Os critérios de selecção eram, entre outros, as capacidades administrativas e de pesquisa das instituições candidatas, o apoio político, o quadro jurídico, étnico e regulamentar e as infraestruturas de comunicações e de transportes a nível regional.
"Foi uma honra para o Uganda ter sido escolhido para albergar este programa.
Com tantas vidas em jogo, nós assumimos as nossas responsabilidades seriamente", declarou o ministro ugandês da Saúde, Stephen Mallinga, citado num comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado terça-feira em Kampala.
Ele prometeu "trabalhar incansavelmente" para um futuro em que uma vacina segura e eficaz contra o HIV esteja disponível "para proteger os Africanos desta doença devastadora".

15 Dezembro 2009 14:38:00


xhtml CSS