USAID lança programa agrícola para promover igualdade de sexos na Tanzânia

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – A Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lançou sexta-feira na Tanzânia um programa de dois anos no valor de um milhão 300 mil dólares visando melhorar a participação das mulheres na agricultura e na segurança alimentar.

Intitulado « Inovações para a Igualdade dos Sexos (IGE)  para promover a segurança alimentar das famílias », o programa pretende reforçar as capacidades de liderança das mulheres que trabalham no setor agrícola e promover as mudanças políticas que encorajam a igualdade dos sexos na Tanzânia.

Segundo a USAID, o programa trabalhará por intermédio da « Coalition to Advance Women in Agriculture in Tanzania » (CAWAT),  uma rede multiparceiros de mais de 30 organizações parceiras e membros individuais.

Em parceria com o D-Lab do Massachussets Institute of Tecnology, o programa identificará, divulgará e fará a promoção das tecnologias agrícolas sem perigo para as mulheres.

Segundo um responsável da USAID, o programa deverá ter um impacto direto sobre pelo menos oito mil 500 tanzanianas e atingir um milhão de famílias graças a uma vigorosa campanha mediática.

As mulheres representam 52 porcento da mão-de-obra agrícola na Tanzânia e realizam o essencial das atividades do setor, nomeadamente a ceifa, o transporte e a transformação dos alimentos.

No entanto, devido ao seu acesso reduzido aos recursos financeiros, aos fertilizantes e à propriedade fundiária, as mulheres têm um poder de decisão limitado neste setor.

-0- PANA AR/SEG/NFB/AAS/IBA/FK/TON 06abril2013

06 Abril 2013 11:27:57


xhtml CSS