USAID apoia promoção de direitos humanos para todos na Côte d´Ivoire

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – A Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) concedeu um apoio financeiro de mais dum milhão de dólares à aplicação da Iniciativa "Direitos Humanos para Todos” na Côte d´Ivoire, indica um comunicado publicado segundfa-feira e transmitido à PANA.

O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Andrew Haviland, frisou que este projeto é a primeira intervenção direta da USAID no domínio dos direitos humanos na Côte d´Ivoire.

A iniciativa será realizada sob a forma de dois projetos, precisamente Voz Alta e Promoção e Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos na Côte d´Ivoire (PRODEF).

O projeto Voz Alta, implementado pela organização internacional Internews, tem por objetivo reforçar as capacidades das organizações da sociedade civil para comunicarem de maneira efetiva e fazerem uma defesa a favor dos direitos humanos, incluindo para grupos marginalizados.

Através deste projeto, grupos de ativistas e a sociedade civil beneficiarão de recursos e de redes necessárias para uma melhor gestão em matéria de direitos humanos e de reforço da democracia.

Quanto ao segundo projeto, Prodef será executado por advogados Sem Fronteiras França. com o fito de garantir a proteção dos defensores dos direitos humanos pela criação duma rede de defensores dos direitos humanos a ser formada em leis nacionais e internacionais relativas à defesa dos defensores dos direitos humanos, nomeadamente a lei 2014-388 de 20 de junho de 2014.

No quadro da aplicação dos dois projetos, Internews e Advogados Sem Fronteiras França vão trabalhar com organizações locais competentes para a criação da vertente inteira das suas atividades.

-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/DD 15nov2016

15 Novembro 2016 10:24:49


xhtml CSS