UNICEF vacina 2,5 de crianças no mundo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vacinou dois biliões e 500 milhões de crianças, ou seja cerca da metade dos menores dos cinco anos de idade, em cerca de 100 países do mundo em 2016, indica um comunicado da referida instituição publicado esta quarta-feira em Nova Iorque.

De acordo com a nota, estes dados, comunicados durante a semana mundial da vacinação, fazem do UNICEF o maior comprador de vacinas para as crianças no mundo.

A Nigéria, o Paquistão e o Afeganistão, três países onde a poliomielite continua endémica, receberam cada mais doses de vacinas que qualquer outro país, ou seja 450 milhões de doses para o primeiro, 395 milhões para o segundo e mais de 150 milhões para o terceiro.

O acesso à vacinação permitiu uma baixa espetacular da mortalidade nas crianças menores dos cinco anos e erradicou praticamente a poliomielite.

O UNICEF disse no entanto que cerca de 19 milhões e 400 mil crianças no mundo ainda não estão totalmente cobertas pela vacinação em cada ano e que cerca de dois terços de todas as crianças não vacinadas se encontram nos países onde imperam conflitos.

Considerou que sistemas de saúde falhados, a pobreza e as desigualdades sociais fazem igualmente com que uma criança em cada cinco não tenha acesso a vacinas essenciais no mundo.

-0- PANA MA/FJG/JSG/DD 26abril2017

26 Abril 2017 11:32:54


xhtml CSS