UNICEF prepara reabertura de 247 escolas na RCA

Túnis, Tunísia (PANA) - Esforços conjuntos estão a ser envidados pelo Fundo da ONU para a Infância (UNICEF),  pela Coligação Mundial para a Educação, por Organizações não Governamentais e pelo Ministério centroafricano da Educação para reabrir 247 escolas das quais 30 na capital, Bangui, revela um relatório das Nações Unidas  publicado segunda-feira.

A iniciativa visa ajudar 662 crianças a retomar os seus estudos graças à reabertura progressiva das aulas nas províncias mais afetadas no país.

Segundo o relatório, mais de dois milhões de crianças estão afetadas pela violência em curso há dois anos na República Centroafricana, mergulhando o sistema educativo numa situação de crise.

Várias instalações destinadas à educação foram pilhadas e utilizadas para outros fins, nomeadamente militares.

No fim do ano escolar, em julho último, quase 60 porcento das escolas foram encerradas e, devido à deterioração da segurança, há um ano, vários professores e estudantes fugiram, enquanto numerosos pais de família perderam as suas fontes de receitas e as suas capacidades de fazer face às despesas ligadas à educação dos seus filhos.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 20jan2015

20 Janeiro 2015 15:13:13


xhtml CSS