UNICEF pede mobilização para vítimas de inundações no Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- O representante-residente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Benin, Souleymane Diallo, apelou para uma mobilização reforçada para as vítimas das últimas inundações que afetam 51 das 77 comunas do país.
Num comunicado publicado em Cotonou, Diallo chama a atenção para a gravidade da situação que afeta sobretudo as mulheres e as crianças, mas atinge igualmente as colheitas, o que, segundo ele, tem um impacto considerável nas rações alimentares.
Ele sublinha igualmente os riscos de recrudescência das doenças de origem hídrica devido à falta de água potável e à poluição.
Segundo ele, espera-se um financiamento urgente de cerca de oito milhões e 700 mil dólares americanos dos Estados Unidos para assegurar as intervenções ligadas à gestão da crise e à assistência das populações sinistradas.
Pelo menos 43 pessoas morreram, mais de 360 mil outras incluindo 186 mil e 500 mulheres e 64 mil e 500 crianças abaixo dos cinco anos de idade ficaram afetadas pelas inundações registadas no Benin há um mês.
Cinquenta e uma das 77 comunas do Benin foram afetadas, e 500 mil pessoas deslocadas e 98 mil sem desaljoadas.
Para além disso, pelo menos 278 escolas que acolhem 60 mil crianças, foram destruídas, e o Governo teve de transferir temporariamente escolas para locais seguros como igrejas ou centros de lazeres.
Segundo o UNICEF, as necessidades imediatas abrangem os abrigos de emergência, o fornecimento de água potável às populações, os alimentos, a nutrição e o acesso aos serviços de saúde.
A assistência do Sistema das Nações Unidas até agora tem abarcado o fornecimento de água potável e géneros alimentícios, a proteção do gado, a prevenção de doenças como a diarreia e o regresso à escola das crianças das zonas sinistradas.
O UNICEF indica ter fornecido desinfetantes, reservatórios de águas, placas de latrinas, gasóleo, alimentos terapêuticos e prestou kits de escolarização para que os alunos das zonas afetadas possam efetuar a sua reabertura das aulas.

20 Outubro 2010 12:24:00


xhtml CSS