UNICEF e ONG cooperam na luta contra desnutrição no Mali

Bamako- Mali (PANA) -- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e sete Organizações Não Governamentais (ONG) nacionais e internacionais assinaram quinta-feira em Bamako um protocolo de acordo visando lutar contra a desnutrição no Mali, soube a PANA junto da agência onusina.
Estimada em um milhão 873 mil e 754 dólares americanos, além de cerca de 20 motos todo-terreno, a ajuda do UNICEF às ONG que operam no Mali provém das contribuições dos doadores de fundos tais como o Serviço de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (ECHO, O Fundo das Nações Unidas para a Urgência (CERF) e a Cooperação Espanhola.
As intervenções cobrirão todo o território nacional, devendo beneficiar 70 mil crianças menores de cinco anos de idade, de Junho de 2008 a Dezembro de 2009, ou seja um período de 19 meses.
O objectivo desta parceria é prevenir a desnutrição, despistar os desnutridos nas aldeias mais longínquas fazendo com que qualquer criança desnutrida e despistada seja assistida em conformidade com o protocolo nacional, indica-se.
Segundo as estatísticas oficiais, no Mali, cerca de 300 mil crianças menores de cinco anos de idade são vítimas duma desnutrição aguda, dos quais 100 mil casos severos, o que faz deste fenómeno uma das principais causas de mortalidade infanto-juvenil neste país da África Ocidental.
As ONG beneficiárias deste apoio são ASDAP/IBFAN, Hellen Keller International, OMAES, Save The Children (norte-americano), Agro Acção Alemã, Ajuda em Gao e Acção Contra a Fome da Espanha.

04 june 2008 19:33:00




xhtml CSS