UNICEF doa equipamentos de frio ao Programa Alargado de Vacinação no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Congo, , acaba de doar  equipamentos de cadeia de frio ao Programa Alargado de Vacinação, em Ponta Negra, o principal centro económico e industrial no sul do Congo, anunciou quarta-feira em Brazzaville a rádio pública.

Os materiais foram entregues pela representante do UNICEF, Micaela Marques De Souza, à ministra congolesa da Saúde, Jacqueline Lydia Mikolo, durante uma audiência.

Estes bens, designadamente 130 frigoríficos, incluindo 10 elétricos e 120 solares, segue-se a  um inventário físico de equipamentos de vacinas feitas em todo o país com o apoio do UNICEF em 2007.

De acordo com este inventário, 40 porcento dos equipamentos registados não correspondiam às normas de pré-qualificação para Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estes equipamentos, avaliados em cerca de 500 mil dólares, permitirão melhorar a qualidade da conservação das vacinas e, portanto, da vacinação no país, no tocante à primeira fase do projeto.

É neste contexto que um plano de reabilitação de cinco anos foi desenvolvido para melhorar a situação da cadeia de frio, onde a maioria das máquinas ficou avariada e outras em estado de vestustez.

Cifrada em quase um bilhão de francos CFA (mais de 1,8 milhões de dólares americanos), a compra desses equipamentos foi possível graças ao apoio financeiro da Aliança Mundial para as Vacinas e a Vacinação (Gavi), no quadro do Reforço do Sistema de Saúde (RSS).

-0- PANA MB/BEH/DIM/DD 05abril2018



05 april 2018 12:21:07


xhtml CSS