UNICEF adverte contra penúria de produtos nutritivos para crianças

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afirmou quarta-feira a necessidade de parcerias mais sólidas e de apoio à indústria para responder à procura de produtos nutritivos salvadores para as crianças.

Durante uma reunião de dois dias na Dinamarca na qual participaram mais de 100 parceiros da UNICEF, a diretora de Abastecimentos da agência onusina, Shanelle Hall, exortou a indústria alimentar a "ajudar a sociedade civil, os Governos e as Nações Unidas a encontrarem soluções para esta crise humanitária".

No discurso, entregue à PANA em Nova Iorque, Hall indica que o Corno de África "nos recorda de modo cru a importância dos programas de nutrição duradouros e a capacidade de dar uma resposta rápida ".

"Comparativamente a 2010, prevemos um aumento de 50 porcento dos produtos alimentares em 2012, suficientes para ajudar 15 porcento das crianças ameaçadas pela fome", sublinhou.

A procura de produtos nutricionais vai de alimentos terapeúticos prontos para uso - o tratamento mais comum contra a desnutrição nas crianças menores de cinco anos – até as balanças para crianças.

"Temos de velar, em colaboração com os nossos parceiros e as indústrias, a satisfazer as necessidades aumentando a capacidade de produção, incentivando novos fornecedores e apoiando o desenvolvimento de inovações na produção dos produtos", disse Hall.

Durante a reunião, o UNICEF vai insistir nas procuras mais urgentes para se assegurar de que as comunidades necessitadas acedam a produtos adaptados.

Os participantes insistiram igualmente na produção mundial de alimentos de complemento como a mistura de farinha de milho e de soja que alimenta milhares de famílias vítimas da seca e da fome na Somália e nos países vizinhos.

-0- PANA AA/BOS/MA/ASA/TBM/SOC/CJB/TON 06out2011

06 Outubro 2011 10:59:48




xhtml CSS