UNESCO apoia comunicação social em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O governo de Cabo Verde e Bureau Regional da UNESCO em África (BREDA) decidiram esta semana reforçar a parceria existente entre essa agência da ONU e a comunicação social cabo-verdiana, soube-se quinta-feira na Praia.
Num encontro mantido na Praia entre o ministro cabo-verdiano da Presidência do Conselho de Ministros, Arnaldo Andrade, e o director regional BREDA, Armoogum Parsuramen, foram analisadas as perspectivas do reforço desta parceria existente em vários domínios.
O ministro Arnaldo Andrade, que tutela o sector da comunicação social, e Armoogum Parsuramen passarem também em revista os projectos já financiados pela UNESCO em Cabo Verde, tendo-se comprometido em trabalhar no sentido de reforçar esta parceria.
De salientar que nos últimos anos as empresas de comunicação social cabo-verdiana, tanto as públicas como as privadas, têm beneficiado de projectos de informatização e de acções de formação profissional de curta duração financiados pela UNESCO.
A agência das Nações Unidas apoiou igualmente o governo cabo- verdiano na criação de um Centro de Imprensa, recentemente inaugurado na cidade da Praia.
O governo de Cabo Verde solicitou ainda o apoio dessa organização para a regulamentação de algumas áreas do sector da comunicação social, onde se regsita um vazio legal.
Trata-se de um projecto de legislação que inclui também a actualização e adaptação do actual quadro legal da comunicação social cabo-verdiana.
O executivo cabo-verdiano solicitou igualmente a parceria da UNESCO para a formação profissional dos jornalistas.
De recordar que o director geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura, visitou esta semana a cidade da Praia, com o objectivo de analisar com as autoridades cabo-verdianas o reforço da cooperação entre essa agência especializada das Nações Unidas e Cabo Verde.

06 Março 2003 16:24:00




xhtml CSS