UKaid contribui com 12 milhões de libras esterlinas para luta contra desnutrição na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na RD Congo assinou um acordo de contribuição com a Ukaid, no valor de 12 milhões de libras esterlinas, de apoio à riposta nutricional no contexto da intervenção com urgência para as crianças na RD Congo, indicou esta quarta-feira fonte onusina.

Segundo o porta-voz da Equipa Local das Nações Unidas, Ivon Idoumou, o objetivo desta contribuição é aumentar a cobertura dos serviços de tratamento da desnutrição aguda severa (DAS) em 10 províncias da RD Congo.

Espera-se alcançar 130 mil crianças com idades compreendidas entre os seis e os 59 meses como tratamentos  de qualidade contra a desnutrição aguda severa.

A desnutrição aguda e a desnutrição crónica são problemas largamente espalhados pela RD Congo, onde o número de crianças afetadas poderá ascender a mais de dois milhões, em 2018.  

Na RD Congo, 43 porcento de petizes menores de cinco anos estão afetadas pela desnutrição crónica, ou seja, quase uma em duas crianças.

As causas diretas da desnutrição estão ligadas a uma alimentação insuficiente em quantidade e em qualidade (desde o aleitamento materno), mas estão associadas também a algumas doenças, pois existe um círculo vicioso entre a desnutrição e a doença.

Contribuições como a da Ukaid "visam garantir uma coordenação dos esforços dos parceiros humanitários e de desenvolvimento  para a priorização de tratamentos de nutrição que são indispensáveis", indicou o porta-voz.

-0- PANA KON/IS/FK/IZ 13dez2017

13 décembre 2017 17:49:03




xhtml CSS