UEMOA lança rede sub-regional de telecomunicações

Bamako- Mali (PANA) -- A União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) disporá até 2011 duma rede sub-regional de telecomunicações de alta velocidade em fibra óptica de 180 quilómetros que liga o Burkina Faso e o Níger, refere um comunicado divulgado em Bamako.
A metade desta ligação será realizada até finais deste ano, indica a mesma nota divulgada no termo duma reunião dos ministros encarregues das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) dos países membros da UEMOA organizada na capital maliana.
Por outro lado, os ministros sugeriram a isenção fiscal dos terminais informáticos a fim de facilitar o equipamento das famílias e das estruturas sociais e escolares.
Eles desejaram a execução rápida do processo de transposição que constitui uma etapa principal na construção do mercado comum das telecomunicações e das tecnologias da informação e da comunicação no espaço da UEMOA até 31 de Dezembro de 2010.
Os ministros preconizaram também a criação dum quadro de concertação agrupando as estruturas nacionais interessadas, cuja missão seria definir as modalidades práticas da sua aplicação.
Eles encorajaram igualmente a partilha de experiências entre os Estados, nomeadamente no domínio da luta contra a cibercriminalidade.
A UEMOA agrupa o Benin, o Burkina Faso, a Côte d'Ivoire, a Guiné-Bissau, o Mali, o Níger, o Senegal e o Togo.

04 Agosto 2010 13:30:00


xhtml CSS