UEMOA instala biblioteca virtual nos Estados membros

Dakar, Senegal (PANA) – A União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) anunciou a instalação em breve duma biblioteca virtual nos seus oito Estados membros em cooperação e parceria com as universidades locais e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), segundo um comunicado da instituição regional publicado quinta-feira.

A convenção relativa à execução deste projeto será assinada sexta-feira em Paris pelo presidente da Comissão da UEMOA, Soumaïla Cissé, e pela diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, segundo o comunicado da UEMOA.

O projeto trienal e com custo estimado em seis biliões de francos CFA (cerca de 12 milhões de dólares americanos) tem por objetivo « reforçar as capacidades de aplicação da reforma Licenciatura-Mestrado-Doutoramento (LMD) nos Estados membros da UEMOA, através do desenvolvimento e da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ».

De acord com o comunicado, o projeto visa realizar infraestruturas físicas e virtuais das TIC, adquirir equipamentos e materiais informáticos, realizar estudos e reforçar as competências nos domínios da utilização das TIC, da pedagogia universitária, da acreditação e da assistência-qualidade e da pesquisa.

A convenção define as modalidades de execução deste projeto confiada à UNESCO pela Comissão da UEMOA, em conformidade com um quadro de cooperação e de parceria existente entre as duas instituições desde 2006.

O comunicado indica que a gestão do projeto será assegurada por um comité de pilotagem que compreende representantes da UEMOA, da UNESCO e de universidades dos Estados membros da União.

A UEMOA agrupa oito Estados - o Benin, a Côte d'Ivoire, o Burkina Faso, o Mali, o Senegal, a Guiné-Bissau, o Togo e o Níger - que têm como moeda comum o franco CFA.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/TON 10fev2011

10 Fevereiro 2011 11:25:35


xhtml CSS