Agência Panafricana de Notícias

UE reconhece progressos da Tunísia no reforço da democracia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Tunísia registou "progressos sensíveis" no domínio do reforço da democracia, da boa governação e da segurança bem como nos intercâmbios entre os povos europeus e tunisino nos anos pós-revolução de 2011, indica um relatório conjunto da Comissão Europeia e da Administração da União Europeia (UE) para as relações externas.

Este relatório divulgado esta quarta-feira na véspera da organização do conselho de parceria entre as duas partes, quinta-feira, é referente ao período de 2015-2016.

A União Europeia integrou a Tunísia no programa europeu de pesquisa científica prevista para durar até 2020 e no Erasmus, um programa de troca de estudantes e professores entre as universidades, as grandes escolas europeias e estabelecimentos de ensino do mundo inteiro.

Reagindo ao relatório, a alta representante da UE para a Segurança e Política Externa, Federica Mongherini, declarou que "nós, europeus, devemos continuar a acompanhar o povo tunisino na sua vontade de reforçar as suas conquistas através de projetos precisos".

O relatório faz igualmente uma avaliação sobre a realização do plano de trabalho para a parceria estratégica entre a UE e a Tunísia para o período de 2013-2017 que toma em conta aspetos económico, político, social, constitucional e de segurança.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/IZ 10maio2017