Agência Panafricana de Notícias

UE pronta para apoiar Congo nas suas negociações com FMI

Brazzaville, Congo (PANA) – O embaixador da União Europeia (UE) no Congo, Raul Mateus Paula, anunciou, durante uma reunião com o ministro das Finanças e Orçamento, Calixte Nganongo, que a sua instituição poderá apoiar o Governo congolês a jugular a crise da dívida nas suas negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O diplomata europeu afirmou que o governante congolês lhe explicou, de forma muito clara, as diferentes etapas dessas negociações.

"Eu acho que (as discussões) foram extremamente frutuosas e muito úteis, e nós vamos ver como apoiar o Congo nessas diferentes etapas, nomeadamente, nesta fase difícil da dívida, que é apenas uma etapa. Penso que o Congo reúne todas as condições para a ultrapassar”, declarou o diplomata europeu.

A dívida pública constitui um osbáculo ao crescimento da economia nacional e à estabilidade macroeconómica do país, disse.

A dívida em causa está avaliada em mais de cinco triliões de francos CFA, ou seja, 110 porcento do Produto Interno Bruto (PIB), sendo o passivo do Estado controlado maioritariamente pelos corretores (29, 9 porcento) e pela China (34,15 porcento).

As discussões iniciadas pelo Governo com o FMI deverão culminar na conclusão de um programa de cooperação económica apoiado por esta instituição de Bretton Woods.

-0- PANA MB/IS/SOC/FK/IZ 03fev2019