UE promove programas de sociedade de conhecimento de informação em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O delegado da União Europeia (UE) junto da União Africana (UA) para a área da Pesquisa e Inovação, Stephane Hogan, é esperado em Cabo Verde a 22 de junho corrente para implementar programas da Sociedade de Conhecimento e da Informação, pilar integrante da Parceria Especial estabelecido entre as duas partes, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

Do programa da sua visita de constam a sua participação em duas palestras, sendo a primeira sobre a Cooperação com a UE em matéria de Ciências e Investigação, a realizar-se na cidade da Praia, a 23 de junho, e a segunda um dia depois na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

O objetivo dessas palestras é promover, junto do público-alvo, os programas da UE disponíveis nas áreas de pesquisa e inovação, destinadas a toda sociedade civil e, em particular, aos investigadores, pesquisadores independentes, das instituições do ensino superior em Cabo Verde.

A Parceria Especial UE/Cabo Verde, formalizada desde de 2008, pretende aprofundar e alargar a cooperação entre ambas as partes, explorando novas pistas de relacionamento.

Neste sentido, foi dada resposta ao desejo de Cabo Verde de ultrapassar o quadro das relações existentes, colocando-as num novo patamar e alcançar um grau de cooperação significativamente maior.

A colaboração contempla seis áreas de ação prioritárias chamadas "Pilares", dos quais a “Sociedade do Conhecimento” destinada a promover a evolução do arquipélago nesta matéria.

Este pilar atribui prioridade ao desenvolvimento económico, social e cultural, nomeadamente através da educação, da investigação e da apropriação/desenvolvimento das tecnologias da informação.

-0- PANA  CS/DD 21jun2014

21 Junho 2014 23:26:21


xhtml CSS