UE prolonga mandato de Força Europeia na RCA

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu prolongar até março de 2015 o mandato da Força Europeia (EUFOR) na República Centroafricana (RCA), segundo um comunicado do Conselho dos Estados-membros enviado sexta-feira à imprensa em Bruxelas.

O comunicado precisa que esta decisão foi tomada, a pedido das autoridades centroafricanas de transição, para dar tempo à Missão de Paz da ONU na RCA (MINUSCA) desdobrar-se em todo o território centroafricano.

A EUFOR/RCA é uma operação que visa estabelcer a ligação entre a Missão Internacional de Estabilização da República Centroafricana, sob liderança africana e a Missão de Manutenção da Paz da ONU.

Esta força permitiu garantir a segurança do aeroporto internacional de M´Poko, bem como dos 3º e 15º distritos de Bangui, a capital centroafricana.

Dezenas de milhares de Centroafricanos que fugiram dos combates entre as milícias cristãs e muçulmanas refugiaram-se no aeroporto de Bangui.

A operação EUFOR/RCA é comandada pelo general francês Philippe Ponties e o seu Quartel-Geral está baseado em Larissa, na Grécia.

O custo total da operação EUFOR/RCA foi avaliado em cinco milhões e 700 mil euros e abrange a segurança, a ajuda humanitária, a estabilização e o desenvolvimento da RCA.

-0-  PANA AK/BEH/MAR/TON  07novembro2014

07 Novembro 2014 18:47:27




xhtml CSS