UE preocupada com crise de segurança e humanitária na RCA

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Os ministros europeus dos Negócios Estrangeiros estão preocupados com a crise de segurança e humanitária na República Centro Africana (RCA) e com o seu impacto nos países vizinhos.

Num documento publicado no termo da sua reunião, segunda-feira em Luxemburgo, o Conselho de Ministros europeus congratulou-se com o lançamento efetivo da operação EUFOR-RCA e manifestou a esperança de que os 800 soldados europeus desta missão militar sejam efetivamente desdobrados no terreno o mais tardar em finais de abril.

A EUFOR-RCA, que tem um mandato de seis meses, tem como missão contribuir para um ambiente seguro em Bangui, a capital centro-africana, antes de transferir a missão à Missão Internacional sob liderança africana (MISCA) e aos capacetes azuis da ONU.

Os ministros europeus saudaram a decisão do Conselho de Segurança da ONU de enviar, o mais tardar, a 15 de setembro próximo na RCA 12 mil capacetes azuis no seio da Missão multidimensional integrada da ONU para a estabilização neste país.

-0- PANA AK/JSG/IBA/CJB/TON    15abr2014

15 Abril 2014 21:37:56




xhtml CSS