UE levanta parcialmente restrições sobre aviação líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) autorizou domingo a passagem dos aviões líbios pelo seu espaço aéreo, em particular as águas internacionais de Chipre e da Grécia, anunciou a Autoridade Líbia da Aviação Civil (ALAV).

A UE decidiu, após uma série de reuniões com os responsáveis da ALAV e das  companhias aéreas nacionais, levantar parcialmente as restrições impostas às empresas aéreas líbias de sobrevoar o seu espaço aéreo, indica num comunicado a Autoridade Líbia da Aviação Civil.

Segundo o comunicado, a companhia Libyan Airlines iniciou o seu primeiro voo domingo para o aeroporto de Istambul, a partir dos aeroportos de Maitigua, em Tripoli, e Misrata, a 220 quilómetros a leste da capital, após a obtenção da autorização da União Europeia de passar a cima das águas internacionais de Chipre e da Grécia.

Responsáveis da ALAV e da companhia aérea líbia Arab Libyan Airlines realizaram recentemente reuniões com responsáveis europeus a fim de atenuar as restrições contra a aviação da Líbia exposta ao caos de segurança com um Estado bicéfalo.

Os voos das companhias aéreas líbias pararam desde julho de 2014, após a destruição do aeroporto internacional de Tripoli, o principal aeroporto da capital líbia controlado pelas forças da "Fajr Libya", uma coligação de grupos armados maioritariamente islamitas.

O único aeroporto atualmente operacional em Tripoli é o de Maitigua, situado numa base aérea militar, e que foi alvo de bombardeamentos aéreos que perturbaram o tráfego aéreo por várias vezes.

Em novembro  de 2014, a UE decidiu proibir o sobrevoo  de aviões de todas as companhias aéreas líbias no seu espaço aéreo devido a preocupações  relativas à segurança dos passageiros e da navegação  aérea em geral.

Sete companhias aéreas foram inscritas na lista negra, das quais a Arab Libyan Airlines e a Afriqyah Airways, levando as empresas aéreas a fretarem aviões estrangeiros para efetuar voos para a Europa e escapar às sanções que lhes foram impostas.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 02março2015

02 Março 2015 13:15:25




xhtml CSS