UE lança fundo fiduciário de 64 milhões de euros para RCA

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) lançou segunda-feira em Milão, na Itália, um fundo fiduciário multidoadores a favor da República Centroafricana (RCA) dotado dum montante de 64 milhões de euros, indica um comunicado da Comissão Europeia transmitido à imprensa em Bruxelas.

Batizado "bekou", que significa esperança em língua Sango, este fundo, no qual participam França, a Alemanha e os Países Baixos, foi assinado pela ministra centroafricana da Cooperação Internacional, Florence Limbio, pela secretária de Estado francesa para o Desenvolvimento, Annick Giradin, pelo ministro alemão do Desenvolvimento, Gerd Muller, bem como pela ministra neerlandesa da Cooperação para o Desenvolvimento, Liliane Ploumen.

O fundo fiduciário foi lançado por ocasião da realização em Milão da reunião dos ministros encarregues do Desenvolvimento dos Estados-membros da UE na qual participam o comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, e a comissária para a Ajuda de Emergência.

O comunicado acrescenta que, paralelamente ao fundo fiduciário, a ministra centroafricana da Cooperação Internacional rubricou com a UE um acordo separado para uma ajuda de 33 milhões de euros para a RCA com vista a ajudar as autoridades de transição a pagar os salários dos funcionários.

Por outro lado, o comunicado anuncia a organização este ano em Bruxelas (Bélgica) duma conferência internacional de doadores destinada a mobilizar fundos a favor da RCA.

-0- PANA AK/SSB/FK/TON 15julho2014

15 Julho 2014 18:38:53




xhtml CSS