UE financia produção de banana em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A União Europeia (UE) concedeu 400 mil euros a São Tomé e Príncipe para promover a produção e a transformação de banana para  abastecer as cantinas escolares no arquipélago e os mercados europeus, soube-se quinta-feira de fonte segura em São Tomé.

Alda Ramos, coordenara da ONG Qua Tela (vocacionada à transformação de produtos locais), disse que 30 transformadoras nos próximos anos vão produzir farinha de banana e fruta-pão em quantidade, bem como seus derivados.

A iniciativa visa reduzir os riscos de insegurança alimentar e melhorar a produção destas culturas alimentares, abastecer o mercado europeu e as cantinas escolares do arquipélago, com a retirada do financiamento do Programa Alimentar Mundial (PAM).

Para tal, vai ser constituída uma rede de pequenos transformadores que vão assinar um acordo com os produtores dessas culturas alimentares.

Os transformadores dessas culturas vão adquirir conhecimentos sobre embalagens, etiquetas, produção de qualidade e os cuidados higiénicos preventivos antes da transformação desses produtos.

-0- PANA RMG/TON 31Out2013

31 Outubro 2013 16:55:49


xhtml CSS