UE felicita União Africana

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A União Europeia (UE) felicitou terça- feira em Bruxelas a União Africana (UA) pelos progressos "consideráveis registados na prossecução dos seus objectivos e e programas de actividades", soube-se de fonte oficial na capital belga, sede da UE.
Numa declaração da sua presidência, a UE saúda a criação do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA sublinhando tratar-se de um "grande progresso" da organização panafricana no estabelecimento de uma arquitectura continental para a paz e segurança.
"O lançamento de um Conselho africano de Paz e Segurança e a adopção das suas regras de procedimento bem como os progressos feitos no domínio das forças de reserva africanas e um sistema de gestão de conflitos vão contribuir significativamente para reforçar a capacidade de África na prevenção e resolução de conflitos", lê-se na declaração da UE.
A União Europeia reconheceu, por outro lado, os esforços positivos envidados pelos países africanos para consolidar os princípios democráticos, a boa governação e o respeito pelos direitos humanos.
A organização europeia reafirma o seu engajamento em acções para reforçar as suas relações de cooperação com a União Africana nomeadamente no domínio da paz e segurança.
Há alguns meses, a União aprovou um financiamento para as operações de observação da UA em Darfur (oeste do Sudão), recorde-se.
De acordo com o texto da UE, o reforço e desenvolvimento institucional e operacional dos organismos e órgãos africanos continuará a ser um eixo importante da cooperação UE-África.
A União Europeia reafirma ainda a importância do seu diálogo com África e as suas relações estratégicas.
A organização comunitária europeia trabalha actualmente na organização da segunda Cimeira UE-África em Lisboa que deverá realizar-se "quando as circunstâncias o permitirem", indica o comunicado.

07 Julho 2004 20:44:00




xhtml CSS