Agência Panafricana de Notícias

UE e Senegal assinam acordo em matéria de luta contra imigração clandestina

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) assinou com o Senegal um acordo de cooperação para a concessão ao Governo senegalês de 600 milhões de euros para combater as causas de partida em massa para a Europa dos jovens senegaleses, soube-se de fonte oficial.

Assinaram o documento o Presidente do Senegal, Macky Sall, e o comissário europeu para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, pela União Europeia.

Enquanto este acordo era rubricado, o Governo francês começou o desmantelamento da chamada « Floresta » de Calais, o bairro de lata onde se instalaram quase sete mil migrantes ilegais dos quais pelo menos 50 porcento sudaneses.

Nas conclusões dos seus trabalhos durante a cimeira europeia realizada no fim de semana passado, em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo europeus sublinharam a necessidade de continuar o trabalho sobre as parcerias migratórias identificadas com os países africanos donde é originária uma maior parte de migrantes africanos que utilizaram a rota do Mediterrâneo Central depois de embarcarem ao largo das costas líbias.

Os líderes europeus estão de acordo para discutir de novo sobre a questão da migração durante a cimeira de dezembro próximo para determinar o que poderá constituir "o conceito de solidariedade flexível em termos de acolhimento e de inserção de requerentes de asilo".

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 25out2016