UE disposta a aproximar Conselho Presidencial líbio e comandante do Exército líbio

Tripoli, Líbia (PANA)   - A União Europeia (UE) reafirmou a sua vontade de facilitar o processo de aproximação entre o presidente do Conselho  Presidencial do Governo de União Nacional, Fayez al-Sarraj, e o comandante-em-chefe do Exército Nacional líbio, o marechal Khalifa Haftar, indica uma declaração da sua alta representante para a Segurança e Política Estrangeira, Federica Mogherini.

Durante uma  conferência de imprensa segunda-feira à noite no termo da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-membros da UE em Bruxelas, na Bélgica, a Mogherini sublinhou a continuidade do apoio da Europa ao Governo de União líbia e a al-Sarraj.

Ela disse que  a União Europeia não vê nenhum problema na intervenção da Rússia no dossiê líbio.

Achou « positivos » os esforços da Rússia para promover a estabilidade na região mediterrânica, lembrando que a UE negoceia com este país a fim de encontrar um entendimento sobre a cooperação nos assuntos mediterrânicos.

A responsável europeia evocou igualmente a conversa telefónica, há alguns dias, entre ela e o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergueï Lavrov, sobre os casos da Síria, da Líbia e da Ucrânia, anunciando ao mesmo tempo uma reunião bilateral marcada para a próxima semana para continuarem este diálogo.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 7fev2017

07 février 2017 11:18:05




xhtml CSS