UE disponibiliza 95 milhões de euros a favor do Mali

Bamako, Mali (PANA) - A União Europeia (UE)  disponibilizou terça-feira última 95 milhões de euros a título do "contrato de apoio à consolidação do Estado" a favor do Mali, anunciou quarta-feira um comunicado da representação europeia em Bamako.

Os fundos inscrevem-se no quadro do apoio orçamental da UE ao Mali para o ano de 2014, lê-se na nota.

Ao receber esta última fatia de 95 milhões de euros, no termo duma avaliação positiva dos critérios de elegibilidade, o Mali demonstrou a sua vontade de continuar as reformas iniciadas e enfrentar assim numerosos desafios do país, indica o texto.

A UE já concedeu 120 milhões de euros de apoio orçamental ao Mali.

O Mali está em plena fase de transição e enfrenta o desafio do regresso à ordem constitucional organizando eleições presidenciais e legislativas e beneficiou, por isso, dum rápido apoio da UE que contribuiu fortemente para o êxito destas etapas decisivas.

O "Contrato de Apoio à Consolidação do Estado do Mali", cifrado em 225 milhões de euros, foi assinado entre a Comissão Europeia e o Mali a 15 de maio de 2013 durante uma conferência sob o lema "Juntos para o Renovamento do Mali", realizada em Bruxelas (Bélgica).

Este programa de apoio orçamental visa apoiar o Governo do Mali favorecendo um relançamento económico sustentável.

Visa nomeadamente ajudar o Estado maliano a aumentar a governação, nomeadamente a gestão das Finanças Públicas, incluindo o controlo e a transparência orçamental, acompanhar o Governo maliano na situação de transição e reconciliação nacional.

Também tem por meta apoiar os esforços do Governo para assumir as suas funções em todo o território nacional, em particular os serviços sociais básicos tais como a saúde e a água, bem como o relançamento económico através da criação de empregos.

-0 – PANA GT/BEH/FK/DD  04dez2014

04 Dezembro 2014 18:36:47




xhtml CSS