Agência Panafricana de Notícias

UE deplora atentado "terrorista" contra hotel Corinthia em Tripoli

Tripoli, Libia (PANA) - A alta representante para a Política dos Negócios Estrangeiros e Segurança Comum da União Europeia (UE), Frederica Mogherini, qualificou de "atos deploráveis" o ataque levado a cabo por homens armados contra o Hotel Corinthia, em Tripoli, e a explosão duma viatura armadilhada no seu parque de estacionamento.

Num breve comunicado divulgado pelo seu gabinete, terça-feira, em reação a estes atentados, Mogherini sublinhou que "este ato terrorista mancha os esforços internacionais, visando trazer a paz e a estabilidade à Líbia".

Ela renovou a determinação da UE em continuar a apoiar os esforços da ONU em curso para organizar um diálogo entre as partes líbias, conducente a uma solução política com base no diálogo e no respeito, sublinhando que "tais operações não devem manchar o processo político na Líbia".

Homens armado, vestidos de coletes antibala, entraram no hotel Corinthia terça-feira de manhã e dispararam à queima-roupa contra os empregados e convidados presentes no hall do hotel no rés-do-chão.

O atentado foi reivindicado pela organização Daech (Estado islâmico) como "operação pela conquista de Abou Anas al Libi" em alusão do Líbio falecido recentemente nos Estados Unidos depois da sua captura numa operação de comandos americanos para ser julgado pela sua implicação nos atentados contra as Embaixadas americanas no Quénia e na Tanzânia.

-0- PANA BY/BEH/IBA/MAR/IZ 27jan2015