Agência Panafricana de Notícias

UE concede nova ajuda sanitária para intensificar luta contra Ébola na RDC

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) concedeu sete milhões e 200 mil euros suplementares para intensificar a luta contra Ébola na República Democrática do Congo (RDC), indica um comunicado assinado por Christos Stylianides, comissário europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, transmitido terça-feira à imprensa.

"Devemos ganhar a luta contra o vírus Ébola na RDC, epidemia que já fez 150 mortos", declarou o responsável europeu.

Os créditos da UE que serão geridos por Organizações não Governamentais (ONG) humanitárias que operam no país devem servir "para a perícia técnica, os serviços aéreos humanitários, o financiamento da pesquisa e a assistência humanitária", em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as autoridades congolesas.

Graças a estes créditos, as ONG que operam no país poderão desdobrar especialistas nas zonas afetadas para melhorar a supervisão e as capacidades de acompanhamento dos pacientes de Ebola.

Segundo o comunicado, o apoio financeiro da UE vai cobrir igualmente a comunicação com as comunidades afetadas sobre os riscos e os comportamentos a adotar para prevenir a propagação da epidemia.

-0- PANA AK/BEH/MAR/IZ 23out2018