UE concede mais de $ 913 mil para desenvolvimento agrícola no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A União Europeia (UE) vai conceder ao Congo 474 milhões e 500 mil francos CFA (245,7 milhões de dólares americanos) para a realização do Projeto de Apoio e Estruturação da Dinâmica Integradora dos Corredores Agrícolas (DICA) com vista a lutar contra a pobreza, noticiou esta quinta-feira a imprensa local.

Segundo o diário pró-governamental « Les Dépêches de Brazzaville », no terreno este projeto visa melhorar e facilitar o desenvolvimento agrícola das zonas rurais e urbanas em quatro departamentos do Congo, nomeadamente Lékoumou (Sul), Plateaux, Centro, Cuvette e Cuvette-Oeste, no norte do Congo.

Nas zonas rurais, o projeto DICA vai também trabalhar para a consolidação das trocas e práticas agrícolas interdepartamentais pela estruturação dos corredores económicos.

Os gestores do projeto vão apoiar a estruturação dos setores agrícolas e a formação dos responsáveis das organizações interprofissionais de camponeses, bem como dos técnicos agrícolas locais.

A execução deste projeto, com uma duração de quatro anos, vai igualmente contribuir para o aumento da produtividade agrícola das organizações interprofissionais.

Os gestores do projeto DICA ambicionam instalar 120 agrupamentos de produtores supervisionados e reunidos em organizações interprofissionais, 50 administradores e vereadores formados, 65 iniciativas económicas locais, 10 projetos pilotos cofinanciados e mercados ambulantes organizados.

« A agricultura é o núcleo dos países em África. É importante colocar à disposição dos agricultores novos conhecimentos e esta agricultura poder desenvolver-se para que as  pessoas obtenham empregos nestas atividades », precisou o embaixador da UE no Congo,  Saskia De Lang.

Este projeto foi emendado a 30 de setembro em Brazzaville pelos peritos nacionais em colaboração com o Fórum das Jovens Empresas do Congo e a União Europeia.

-0- PANA MB/IS/FK/TON  02out2014

02 Outubro 2014 18:00:43


xhtml CSS