UE concede ajuda humanitária de 30 milhões de euros ao Corno de África

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu conceder uma ajuda humanitária suplementar de 30 milhões de euros à Somália e à Etiópia, dois países do Corno de África, anuncia um comunicado da Comissão Europeia.

Segundo este comunicado recebido sexta-feira pela PANA, estes créditos são destinados, em grande parte, a reforçar as capacidades de resiliência das populações vulneráveis face a futuras catástrofes.

Pelo menos um milhão de pessoas na Somália e na Etiópia poderão beneficiar desta ajuda, cujo objetivo é favorecer a busca de solução a longo prazo para resolver os problemas crónicos do Corno de África, que são, nomeadamente, a seca e a insegurança alimentar.

Esta ajuda visará as populações locais e as pessoas deslocadas por causa dos conflitos e da fome.

Apesar de a segurança alimentar ter registado melhorias graças às chuvas mais abundantes nesta região, mais de nove milhões de pessoas ainda precisam de alimentos, abrigos e proteção, prossegue o comunicado.

Apenas na Somália, dois milhões de pessoas são vítimas da penúria alimentar e na Etiópia o número de pessoas que precisam de ajuda humanitária aumentou de 16 porcento, precisa o comunicado da UE.

-0- PANA AK/JSG/CJB/TON  12out2012

12 Outubro 2012 12:08:06


xhtml CSS