Agência Panafricana de Notícias

UE concede ajuda financeira de 200 milhões de euros ao Sudão Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu conceder uma ajuda financeira de 200 milhões de euros à República do Sudão Sul cuja proclamação da independência está prevista para 9 de julho próximo, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado transmitido terça-feira à imprensa em Bruxelas, a UE indica que estes fundos devem servir para apoiar o programa de desenvolvimento de 2011 a 2013 concebido pelas autoridades do Sudão Sul e apresentado a 18 de maio último ao comissário europeu para o Desenvolvimento, Andries Piebalgs, durante a sua visita a Juba.

Os fundos serão reservados ao financiamento de projetos nos setores da educação, da saúde, da agricultura e da alimentação, precisa o comunicado.

Por outro lado, na sequência da invasão da cidade de Abyei pelas tropas enviadas a partir de Cartum, a UE lançou um apelo a todas as partes sudanesas « para resolver o seu diferendo » no quadro do Acordo Global de Paz (GPA), concluído em 2005.

Nos termos deste acordo, um referendo deve ser organizado na província de Abyei para permitir aos habitantes escolher a pertença ao Sudão (Cartum) ou ao Sudão Sul.

Sendo a localidade frequentada por tribos nómadas provenientes do norte, o problema é saber quem são os cidadãos que têm direito ao referendo.

-0- PANA AK/TBM/FK/IZ 25maio2011