UE concede 64 milhões de euros ao Gana

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Presidente John Dramani Mahama do Gana manteve um encontro, terça-feira em Bruxelas, com o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, sobre a concessão dum apoio orçamental da União Europeia (UE) estimado em 64 milhões de euros ao seu país.

Segundo um comunicado do Governo do Gana publicado após a reunião que visava aprofundar as relações entre o Gana e a UE, o Presidente ganense exortou a UE a desembolsar os 64 milhões de euros de apoio orçamental ao Gana, um financiamento que foi atrasado por questões de ordem fiscal.

O comunicado indica que José Barroso sublinhou que a UE vai continuar a reforçar as suas relações com o Gana e apelou para um esforço maior com vista a enfrentar os desafios orçamentais a curto prazo do país.

José Barroso felicitou o Presidente Mahama pela sua eleição na liderança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), notando que era uma boa notícia para a África Ocidental e para as relações da sub-região com a UE.

"Os dois dirigentes discutiram o Acordo de Parceria Económica (APE) em negociação entre a UE e a CEDEAO. O Presidente Mahama apelou à Comissão Europeia a manifestar  flexibilidade para que o comércio não seja perturbado entre o Gana ou a África Ocidental e a Europa", indica o comunicado.

As duas personalidades discutiram igualmente a situação no Mali e o apoio da UE para a consolidação da paz neste país, bem como para as próximas eleições na Guiné-Bissau.

O Presidente Mahama está em Bruxelas no quadro da Cimeira UE-África prevista para 2 a 3 de abril corrente.

-0- PANA MA/AKA/IS/SOC/MAR/TON  02abril2014

02 Abril 2014 16:14:40


xhtml CSS