UE concede 20 biliões de FCFA ao Níger para segurança alimentar

Niamey, Níger (PANA) – A União Europeia (UE) desembolsou 19 bilhões e 678 milhões de FCFA (ou seja 30 milhões de euros), a título do ano 2012, para o Níger, anuncia segunda-feira um comunicado de imprensa divulgado pelo serviço de comunicação da UE em Niamey.

Este montante, precisa o comunicado, acrescenta-se aos seis bilhões e 656 milhões de FCFA (ou seja 10 milhões de euros) previamente disponibilizados em junho de 2012 no quadro da sua ajuda orçamental setorial na área da segurança alimentar.

"Os desembolsos efetuados participam diretamente no financiamento das despesas públicas do Níger, em resposta à crise alimentar, no quadro do exercício económico de 2012. Eles fazem parte de um programa plurianual de apoio orçamental setorial à segurança alimentar", segundo a mesma fonte.

O desembolso exclusivo da segurança alimentar intervém a favor do Dispositivo Nacional de Gestão e Prevenção das Catástrofes e Crises Alimentares e uma boa parte deste fundo servirá para a compra de cereais destinados à venda por preços moderados ou à distribuição gratuita, bem como à reconstituição dos estoques, indica o comunicado.

À primeira pate de apoio orçamental setorial de 2012 da UE acrescenta-se 10 milhões de euros elevando assim a resposta da UE, no único quadro da segurança alimentar, a 40 milhões de euros a título do ano de 2012, lê-se no texto.

Este envelope completa igualmente os recursos já mobilizados em 2012 pelo Estado nigerino e por outros doadores de fundos em resposta à crise alimentar, com vista à gestão eficiente das dificuldades geralmente observadas no período crítico entre a colheite e sementeira.

-0- PANA SA/TBM/IBA/CJB/DD  17set2012

17 Setembro 2012 16:39:03


xhtml CSS