Agência Panafricana de Notícias

UE concede 110,5 milhões de euros de ajuda humanitária de emergência ao Corno de África

 

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) disponibilizou para o Corno de África 110 milhões e 500 mil euros de ajuda humanitária de emergência para apoiar populações vulneráveis, anunciou a Comissão Europeia num comunicado.

Segundo este comunicado, estes créditos são destinados aos países do Corno de África confrontados com múltiplas crises humanitárias que se prolongam.

Estes créditos são divididos repartidos como segue: a Somália recebe 36 milhões e 500 mil euros, a Etiópia, 31 milhões de euros, o Uganda 28 milhões e 500 mil, o Quénia, 13 milhões e 500 mil, e Djibuti, um milhão.

O fundo deve permitir ajudar pessoas deslocadas, refugiados, comunidades de acolhimento, bem como pessoas afetadas pela seca e por inundações.

Estes fundos servirão para financiar a ajuda alimentar, os cuidados de saúde e o fornecimento de abrigos a pessoas deslocadas.

Segundo um relatório oficial, a Somália, a Etiópia, o Uganda, o Quénia e Djibuti acolhem mais de dois milhões e 700 mil refugiados, enquanto 11 milhões de pessoas necessitaram de ajuda alimentar, e quatro milhões de crianças, menores dos cinco anos, sofrem de desnutrição.

Desde 2018, a ajuda humanitária da UE aos países do Corno de África estima-se, no total, em 316 milhões e 500 mil euros, lê-se no documento.

-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 5julho2019