UE apoia formação de forças de ordem no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A União Europeia (UE) lançou uma nova missão de segurança no Mali denominada EUCAP SAHEL Mali que estará encarregue de apoiar as autoridades malianas no domínio da formação de agentes da Polícia, da Gendarmaria e da Guarda Nacional, soube a PANA esta segunda-feira junto da representação da UE no país.

A UE pretende redinamizar o setor da segurança interna no Mali para apoiar os esforços importantes já empreendidos por outros atores internacionais.

A nova missão trabalhará de forma estreita com a missão europeia EUTM-Mali,  a Missão Multidimensional  Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA) e outros parceiros com vista a garantir a coerência do apoio internacional concedido ao país.

Segundo a mesma fonte, as ações de formação que serão realizadas vão permitir globalmente ao Mali exercer a sua soberania em todo o seu território e contribuir para criar um setor de segurança interna moderno capaz de participar na estabilização do país de forma duradoura.

A EUCAP vai reforçar e aconselhar as forças de segurança na perspetiva de melhorar a sua eficácia operacional, restabelecer a sua cadeia hierárquica, reforçar o papel das autoridades administrativas e judiciais em matéria de direção e de controlo das suas missões e facilitar o seu desdobramento no norte do Mali.

A EUCAP SAHEL Mali vai funcionar ao lado da missão europeia EUTM que tem como missão restruturar as forças armadas malianas.

-0- PANA GT/BEH/FK/TON  14julho2014

14 Julho 2014 15:37:51


xhtml CSS