UE apenas retoma sua ajuda à Côte d'ivoire com Alassane Ouattara no poder

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – A União Europeia (UE) apenas retomará efetivamente a sua ajuda à Côte d’Ivoire quando Alassane Ouattara assumir totalmente as suas funções de Presidente da República, afirmou segunda-feira em Addis Abeba o comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs.

"Parámos todas as nossas intervenções na Côte d’Ivoire, excepto programas que beneficiam diretamente grupos sociais vulneráveis que não são implementados por estruturas governamentais", disse à imprensa à margem do segundo dia da 16ª cimeira ordinária dos chefes de Estado e de Governo dos países membros da União Africana (UA).

"Reafirmo que a nossa ajuda apenas retomará quando Ouattara, que é para nós o único Presidente da Côte d'Ivoire, estiver em condições de exercer todas as suas funções", afirmou Piebalgs.

A crise ivoiriense foi o tema dominante da 16ª cimeira da UA que finda nesta segunda-feira à noite após dois dias de trabalhos.

Entre as decisões tomadas relativamente à resolução da crise política ivoiriense figuram a criação dum painel de alto nível dirigido pelo Presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré.

Colocado sob o lema "Valores partilhados para uma maior unidade e integração regional", a cimeira nomeou por outro lado como Presidente em exercício da UA, o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

-0- PANA SEI/AAS/CJB/DD     31jan2011

31 Janeiro 2011 20:49:45




xhtml CSS